Olá, no post anterior escrevi um pouco sobre como é realizado o diagnóstico da Doença de Alzheirmer. Neste post, comentarei sobre outros exames que podem ser solicitados de acordo com cada caso.
O diagnóstico da Doença de Alzheimer não pode ser realizado numa primeira consulta. Ele demanda avaliação detalhada da história do paciente, exame clínico, neurológico e um conjunto de informações que viram de resultados de vários exames solicitados. Reunindo todos esses dados, o neurologista poderá fazer um diagnóstico de probabilidade de Doença de Alzheimer, já que o diagnóstico de certeza absoluta só pode ser realizado após a morte com a análise especializada do cérebro.
Comentei no post anterior sobre o exame de imagem, que idealmente deve ser uma ressonância de crânio e dos exames de sangue. Aqui comentarei da Avaliação Neuropsicológica.
A avaliação Neuropsicológica é uma consulta realizada por um neuropsicólogo (a), que um psicólogo especializado. Costuma ser uma consulta relativamente longa, onde ele/ela aplicará uma série de testes, que podem variar de um profissional para o outro.
Esses testes avaliam os vários tipos de memória que temos, atenção, linguagem, orientação temporal, espacial, habilidades visuo-construtivas e funções executivas, além de outros aspectos. Mas o que são essas coisas? São as habilidades que temos para conseguir fazer as tarefas do dia a dia e raciocinar corretamente.
Por exemplo, para fazer uma receita de um bolo, são exigidos uma série de aspectos que nem sequer nos damos conta: precisamos ler a receita, entender os ingredientes necessários, entender a sequencia do modo de preparo do bolo, separar os ingredientes corretos, nas quantidades exatas, depois executar a receita olhando nas suas instruções com atenção, sem se distrair e fazendo as etapas corretamente, sempre monitorando para possíveis erros. Ou seja, planejamento, organização, execução e monitoramento de erros.
Depois de realizada, o neuropsicólogo (a) irá confeccionar um relatório com os aspectos e “notas” encontradas, de modo que o neurologista irá ler o resultado e verificar se o paciente teve dificuldade em alguma das tarefas propostas. Esse resultado ajudará no entendimento do motivo da queixa do paciente e será associado aos outros achados colocados acima.
No próximo post comentarei sobre outros exames que podem ser solicitados na avaliação do esquecimento.
Para mais informações envie uma mensagem para (11)95230-2019.
Como é realizado o diagnóstico da doença de Alzheimer? (Parte II)
Postado em by Neurologia Multidisciplinar
0