Skip to content
Clínica de Neurologia em São Paulo
WhatsApp (11) 95230-2019
POSSUIMOS Estacionamento no local
ACESSIBILIDADE Rampa de acesso
  • Página Inicial
  • Quem Somos
  • Equipe
  • Serviços
    • Teleconsulta
    • Consulta Presencial
  • Cursos
  • Doenças
  • Contato
  • Blog
  • English
  • Portuguese

Como é realizado o diagnóstico da doença de Alzheimer? (Parte II)

Home > Blog Neurologia Multidisciplinar > Como é realizado o diagnóstico da doença de Alzheimer? (Parte II)

Como é realizado o diagnóstico da doença de Alzheimer? (Parte II)

Postado em 15 de abril de 2019 by Neurologia Multidisciplinar
0

Olá, no post anterior escrevi um pouco sobre como é realizado o diagnóstico da Doença de Alzheirmer. Neste post, comentarei sobre outros exames que podem ser solicitados de acordo com cada caso.
O diagnóstico da Doença de Alzheimer não pode ser realizado numa primeira consulta. Ele demanda avaliação detalhada da história do paciente, exame clínico, neurológico e um conjunto de informações que viram de resultados de vários exames solicitados. Reunindo todos esses dados, o neurologista poderá fazer um diagnóstico de probabilidade de Doença de Alzheimer, já que o diagnóstico de certeza absoluta só pode ser realizado após a morte com a análise especializada do cérebro.
Comentei no post anterior sobre o exame de imagem, que idealmente deve ser uma ressonância de crânio e dos exames de sangue. Aqui comentarei da Avaliação Neuropsicológica.
A avaliação Neuropsicológica é uma consulta realizada por um neuropsicólogo (a), que um psicólogo especializado. Costuma ser uma consulta relativamente longa, onde ele/ela aplicará uma série de testes, que podem variar de um profissional para o outro.
Esses testes avaliam os vários tipos de memória que temos, atenção, linguagem, orientação temporal, espacial, habilidades visuo-construtivas e funções executivas, além de outros aspectos. Mas o que são essas coisas? São as habilidades que temos para conseguir fazer as tarefas do dia a dia e raciocinar corretamente.
Por exemplo, para fazer uma receita de um bolo, são exigidos uma série de aspectos que nem sequer nos damos conta: precisamos ler a receita, entender os ingredientes necessários, entender a sequencia do modo de preparo do bolo, separar os ingredientes corretos, nas quantidades exatas, depois executar a receita olhando nas suas instruções com atenção, sem se distrair e fazendo as etapas corretamente, sempre monitorando para possíveis erros. Ou seja, planejamento, organização, execução e monitoramento de erros.
Depois de realizada, o neuropsicólogo (a) irá confeccionar um relatório com os aspectos e “notas” encontradas, de modo que o neurologista irá ler o resultado e verificar se o paciente teve dificuldade em alguma das tarefas propostas. Esse resultado ajudará no entendimento do motivo da queixa do paciente e será associado aos outros achados colocados acima.
No próximo post comentarei sobre outros exames que podem ser solicitados na avaliação do esquecimento.
Para mais informações envie uma mensagem para (11)95230-2019.

Tags: alteração cognitiva, alteração de memória, Alzheimer, avaliação de memória, avaliação neuropsicológica, cintilografia de perfusão cerebral, como tratar, Comprometimento cognitivo leve, diagnóstico de Alzheimer, Diagnóstico de Doença de Alzheimer, Doenças que são parecidas com Alzheimer, dosagem de proteína tau e proteína beta-amilóide, Equipe multidisciplinar, Esquecimento, exclusão de doenças que imitam Alzheimer, Exclusão de várias doenças, Mal de Alzheimer, Marcadores para doença de Alzheimer no líquor, memória recente, neuropsicologia, neuropsicólogo, perda de memória, PET SCAN, Prevenção de doença de Alzheimer, prevenção de problemas de memória, problemas de memória, reabilitação, reabilitação cognitiva, reabilitação de memória, Remédios para doença de Alzheimer, Ressonância magnética de crânio, sintomas, SPECT, tomografia por emissão de positrons, transtorno cognitivo, tratamento de doença de Alzheimer, Vários exames juntos

 

Rodapé Clínica de Neurologia em São Paulo

Contatos
(11) 95230-2019 - Telefone | Whatsapp
contato@neurologiamultidisciplinar.com.br
Avenida Angélica, 2491 - 9º andar - Consolação - São Paulo | SP

© 2018 - Neurologia Multidisciplinar | Desenvolvido por: Inova Factory
WhatsApp